top of page

Inteligência Artificial impulsionando as Micros, Pequenas e Médias Empresas do Brasil

Em uma pesquisa encomendada pela Microsoft para a Edelman Comunicação mostra o panorama da Inteligência Artificial impulsionando as Micros, Pequenas e Médias Empresas do Brasil. Os pequenos e médios negócios estão vivendo uma verdadeira transformação digital e a IA tem desempenhado um papel primordial dentro do negócio.


74% das empresas entrevistadas afirmaram que estão usando a IA sempre ou muitas vezes, sendo que 90% delas busca adotar a inteligência artificial para impulsionar os seus negócios. Baixe aqui o estudo completo!


No cenário que vivemos atualmente, a inteligência artificial para pequenos negócios não é apenas uma tendência, mas sim uma grande necessidade. A IA pode oferecer soluções que podem ser o diferencial para o sucesso do negócio trazendo uma otimização de operações, personalização da experiência dos clientes e até mesmo prever tendências do mercado.


Como a Inteligência Artificial pode apoiar as micros, pequenas e médias empresas?


Costumo dizer que a IA é o novo básico, já vivemos isso todos os dias e muitas vezes nem percebemos que a inteligência artificial está ali. A IA já está infiltrada na sociedade e é inviável impedir o seu avanço.


Hoje as Micro e Pequenas Empresas (MPE), que olham para inovação, estão reduzindo custos através da adoção de ferramentas de chatbots com o uso da IA para melhorar o atendimento ao cliente entregando uma melhor experiência. Esse exemplo mostra que estamos quebrando o mito de que a inteligência artificial seria apenas para empresas com grandes orçamentos.


O principal processo que a inteligência artificial está impactando as pequenas empresas é o relacionamento com os clientes e fornecedores. A implementação da IA pode parecer um grande desafio, mas os benefícios são diversas.


Quais os benefícios da Inteligência Artificial para micros, pequenas e médias empresas?


Segundo relatório da Constant Contact muitas empresas relatam economia de tempo. 33% delas economizaram mais de 40 minutos por semana em atividades de marketing. 60% dos pequenos negócios que adotaram a IA em seu marketing destacam que estão trabalhando com maior eficiência.


Outros benefícios que podemos listar dentro das pequenas e médias empresas são:


  • Identifica padrões e tendências de vendas, marketing, estoque, atendimento, entre outros;

  • Torna a personalização mais acessível no relacionamento com o cliente;

  • Ajuda a melhorar a experiência do cliente;

  • Ajuda na tomada de decisões, fornecendo insights e análises de dados para orientar a estratégia de negócios;

  • Otimiza os processos internos promovendo eficiência operacional.


É importante colocarmos que a inteligência artificial vem ganhando dez vezes mais poder de processamento a cada seis meses e com isso cada vez mais temos mais benefícios dentro do negócio. Ou seja, a IA vai crescer junto ao seu negócio pois suas capacidades podem e devem ser aprimoradas continuamente.


Quer saber mais sobre Inteligência Artificial? Então leia os artigos abaixo:


Ferramentas de IA para micros, pequenas e médias empresas


Robô representando uma IA

Seguem algumas ferramentas de inteligência artificial que podem ajudar as pequenas e médias empresas.



O mais conhecido, costumo dizer que ele foi quem democratizou o uso da inteligência artificial depois do seu lançamento em 2022. Hoje é possível você utilizar de forma gratuita o ChatGPT. Porém, é na versão paga que está o grande diferencial pois utilizando a sua API podemos integrar o uso da inteligência artificial junto ao chatbot de atendimento ao cliente, trazendo uma experiência totalmente diferente para o cliente. Além disso a versão paga do ChatGPT pode nos trazer informações atualizadas.


Veja mais algumas maneiras o ChatGPT pode apoiar pequenas e médias empresas:


  • Criação de conteúdo

  • Pesquisa de mercado

  • Tradução

  • Copywriting

  • Resumo de documentos

  • Previsão de demandas

  • Entre outras oportunidades.



Para aqueles que não renunciam ao Excel. O Formula Bot pode garantir agilidade para gerar fórmulas e gráficos, analisar dados e automatizar a coleta de informações. Você pode subir uma base de dados e começar a fazer perguntas a ele para que tenha insights.



Ferramenta de inteligência artificial que você pode utilizar para criar imagens. Você pode utilizar para gerar imagens para seus posts nas redes socais, basta descrever o que você tem em mente.



Está precisando de uma voz para colocar em seus vídeos? Então essa ferramenta vai te ajudar. É um gerador de voz, que pode converter texto em fala com diversas opções de personalização. Ajuda a criar vozes com som natural ou em outras estilos.



Ferramenta de IA para reuniões, simplifica a documentação da reunião transcrevendo, resumindo e analisando conversas de voz.



Para negócios que possuem comércio eletrônico e precisa trabalhar as fotos de seus produtos. Esta ferramenta transforma imagens regulares de produtos em fotos de qualidade profissional para utilizar em e-commerce e também junto as redes sociais.



O freepik é um site com uma base grande de imagens que pode ser utilizado gratuitamente, além disso você consegue criar imagens nele com o uso da inteligência artificial.



Simplifica o planejamento de negócios. Ele auxilia startups e pequenas empresas na criação eficiente de planos de negócios abrangentes. Com recomendações personalizadas e recursos de colaboração.


Desafios e Limitações


A Inteligência Artificial (IA) pode mudar o jogo, mas tem seus obstáculos. Apreciar plenamente os desafios e restrições é crucial para maximizar os benefícios das tecnologias de IA.

 

Proteja os dados da sua empresa

As soluções de IA muitas vezes exploram vastos conjuntos de dados de negócios e clientes. Esse acesso representa um risco real de violação de dados. Seja cuidadoso ao selecionar ferramentas de IA que se alinhem com as regulamentações de proteção de dados e priorizem a segurança cibernética.

 

Prepare-se para um período de aprendizagem

A implementação de soluções de IA pode resultar em um período de adaptação para sua equipe. Eles precisarão de tempo e possivelmente de treinamento para se adaptarem ao novo software. Esteja preparado para alocar recursos para educação da equipe e períodos de transição.

 

Preocupações Orçamentárias

Embora a IA prometa ganhos a longo prazo, há um custo inicial e taxas contínuas. Esteja atento ao seu investimento e considere o retorno do investimento (ROI) de longo prazo. Essa consideração é essencial para empresas em crescimento que têm a escalabilidade em mente.

 

Os limites do aprendizado de máquina

A IA é uma tecnologia em rápida evolução, mas tem suas limitações. Os resultados podem precisar de ajuste humano para coisas como precisão e sutileza. Tenha isso em mente ao definir expectativas.

 

Navegando em águas éticas

O viés algorítmico é uma preocupação cada vez mais observada em áreas como RH e atendimento ao cliente. Considere cuidadosamente as implicações éticas se a sua empresa opera num setor regulamentado.



 

São diversas ferramentas de Inteligência Artificial que estão transformando a maneira como as pequenas e médias empresas trabalham nos dias de hoje. A IA oferece vantagens competitivas no mercado. Procure explorar cada uma e pesquisar outras. Selecione as que melhor atendem a necessidade do seu negócio para impulsionar o crescimento e o sucesso. O mundo está cada vez mais digitalizado e conectado, estratégias de conexões e de utilização de novas tecnologias para o negócio é fundamental para o sucesso.


Lembre-se, se precisar de ajuda estou por aqui para buscar as melhores soluções e te ajudar neste processo de transformação digital do seu negócio. Que tal trocarmos uma ideia? Chama aqui

Comments


bottom of page