top of page

Internet das Coisas - IoT como agente de Transformação Digital

Atualizado: 11 de mai. de 2024

O conceito do IoT, ou Internet das Coisas, surgiu em 1999 criado pelo pesquisador britânico Kevin Ashton onde ele descreve a rede de objetos físicos incorporados a sensores, software e outras tecnologias com o objetivo de conectar e trocar dados com outros dispositivos e sistemas pela internet. São diversos tipos de dispositivos desde eletrodomésticos comuns a dispositivos que estão sendo ligados dentro das empresas ajudando na Transformação Digital do negócio. A expectativa é que até 2025 tenhamos mais de 22 bilhões de dispositivos IoT conectados na rede.


A Internet das Coisas está relacionada à Indústria 4.0 onde os negócios que buscam na tecnologia a modernização de processos e operações diárias utilizam o IoT como um dos recursos principais.


Vamos entender o que é, como funciona e como podemos usar dentro de nossas empresas.


O que é Internet das Coisas?


Internet Of Things ou IoT, é uma referência à habilidade de diferentes tipos de objetos  conseguirem estabelecer conexão com a internet. Através destes objetos conseguimos coletar dados e transmitir estes para sistemas em cloud, tendo assim informações me tempo real.


Hoje podemos ver dispositivos IoT sendo utilizados tanto em residências, em nossas vidas diárias, como principalmente no âmbito profissional. Desse modo, a Internet das Coisas está contribuindo para o acontecimento da transformação digital dentro das empresas.


Quais tecnologias tornaram a Internet das Coisas possível?


Nos últimos anos tivemos um grande avanço em diversas tecnologias que tornaram o IoT mais prático. Com isso podemos ver o uso do IoT cada vez mais acessível dentro das empresas.


O acesso a tecnologia de sensores de baixo custo e baixa potência viabilizaram sensores acessíveis e mais confiáveis. Outro ponto que vem ajudando muito é a Conectividade. A facilidade que temos atual para conexão de um equipamento IoT junto a internet facilitou a conexão junto a cloud para uma transferência eficiente de dados.


Também não podemos esquecer das Plataformas de computação na nuvem, o aumento da disponibilidade de plataformas e a otimização permite que empresas acessem a infraestrutura de que precisam sem dificuldades e que facilita o crescimento em escala. E com todos estes dados em nuvem temos também o avanço em Machine Learning e Análise avançada de dados, onde podemos obter insights de maneira mais rápida e fácil.


Como funciona a Internet das Coisas?


Para melhor explicar, vou trazer um case junto a um grande Resort no Brasil.



caixa de água de um hotel

Uma das grandes dores de um Hotel é a questão da falta de água para abastecer toda a sua estrutura. Imagine você chegar em um hotel e não poder tomar banho porque está com falta de água. Por isso, os grandes hotéis possuem estruturas grandes de reservatórios de águas e poços que possam abastecer todos eles.


Porém, o controle de todo este processo acaba sendo todo manual. Acompanhar qual a quantidade de água existente no reservatório, ligar as bombas para levar a água do poço e até mesmo saber quanto de água existe dentro deste poço.


Com o uso de equipamento de IoT hoje temos todos os reservatórios sendo devidamente monitorados e ao chegar a um determinado nível o sistema automaticamente aciona a bomba de água que está ligada junto ao poço para poder reabastecer os reservatórios. Agora, junto a bomba de água existe um outro equipamento IoT para acompanhar o seu funcionamento e a vazão de água que ele está tendo, pois em qualquer sinal de problema ele desliga o equipamento, evitando um problema maior. Outro equipamento IoT está ligado junto ao poço para saber como está o nível de água.


Agora, todos estes equipamentos estão enviando dados para o sistema em nuvem que irá realizar as automações necessárias e apresentar o dashboard da operação.


dashboard apresenta

A imagem do Dashboard acima é o projeto real do uso de equipamentos IoT junto projeto de abastecimento de água. Nele podemos ver que a Bomba 02 foi alarmada com falha e desligada em tempo real, evitando um problema maior junto ao equipamento.


Outro exemplo de aplicação da Internet das Coisas é de uma parceria da fabricante de elevadores TK Elevator com a Microsoft, onde juntas, as empresas desenvolveram um sistema inteligente e online para monitorar os elevadores em tempo real. Com equipamentos de IoT ligados aos elevadores eles monitoram todo o funcionamento e conseguem dar suporte online. O sistema tem ajudado a prestar assistência e evitar acidentes com manutenções preventivas nos elevadores da marca.


O uso da Internet das Coisas nos dois casos apresentados traz uma redução de custos e automação de um processo que seria totalmente manual dentro das empresas.


Qual será o impacto do 5G para a Internet das Coisas?


Há pouco tempo começamos a viver o 5G, a quinta geração de rede móvel, que promete maior velocidade de download e upload dos dados, além de possibilitar conexões mais estáveis e seguras.


No case que apresente do Resort, os equipamentos de IoT estão embarcados com Chip de Dados 5G, porém sabemos que ainda não é todo o lugar no Brasil que conseguimos este acesso. Mas hoje para toda a solução funcionar basta um ponto de energia próximo para ligar o equipamento. Com o uso do 5G a comunicação com a nuvem acontece de modo mais eficaz e com isso podemos explorar mais recursos a partir disso.


Outro fator relevante é a estabilidade do 5G, ela vai auxiliar na atualização de informações em tempo real. Um exemplo bacana é você ter uma frota de caminhões frigoríficos e poder acompanhar no sistema como está a temperatura da carga e até monitorar se a porta está aberta ou não.


Já conseguimos fazer muito com o uso da tecnologia 4G atual, e só vai melhorar com a expansão do 5G no Brasil.


IoT Industrial


Tudo que estamos trazendo aqui refere-se ao IoT Industrial (IIoT) que é o uso dos dispositivos junto a manufatura, varejo, saúde, hotelaria e outros tipos de negócios para criar eficiência nos negócios. Vamos ver mais alguns exemplos dentro de alguns seguimentos:


Manufatura

O uso do IoT busca a manutenção preditiva para reduzir o tempo de inatividade do negócio, além de melhorar a segurança do operador. As aplicações da Internet das Coisas podem prever a falha de máquinas antes que ela aconteça, reduzindo o tempo de inatividade da produção. E todos estes alertas podem estar em telas de gestão a vista (dashboards), como também na palma da mão do operador através de dispositivos móveis.


Logística e Transporte

O uso do IoT pode ajudar no gerenciamento da cadeia de suprimentos, incluindo a gestão do inventário, gestão de frotas e manutenção programada. Existem hoje empresas especialista para gestão de frotas que usam aplicações de IoT para acompanhar os veículos e otimizar o consumo de combustível nas rotas de transporte. Temos tecnologia para o controle rigoroso de temperatura de contêineres e câmaras refrigeradas.


Varejo

Aqui um grande exemplo é a Amazon que está impulsionando a inovação em automação no setor. A Amazon possui instalações usando robôs que estão conectados à Internet para rastrear, localizar, classificar e deslocar produtos.


No varejo ainda podemos usar dispositivos de IoT para acompanhar o comportamento dos clientes, monitorar os níveis de estoque e otimizar os layouts das lojas. Exemplo, podemos rastrear o tráfego de clientes dentro de uma loja através de sensores.


Agricultura

A Internet das Coisas tem sido usada na Agricultura para monitorar as condições do solo, os padrões climáticos e o crescimento das culturas. Um exemplo prático, através de sensores podemos medir como está a umidade do solo garantindo que as culturas sejam irrigadas no momento ideal.


Quais são os benefícios da IoT para os negócios?


Nós falamos de muita coisa aqui que já mostra muito benefício na adoção do IoT dentro do negócio, mas é importante deixarmos ainda mais claro.


IoT como agente de Transformação Digital e Inovação

O uso da Internet das Coisas tem ajuda na transformação de operações que eram 100% manuais, digitalizando os dados e trazendo inovação para o negócio. Hoje temos empresas trabalhando com dados em tempo real, sem “achismos”. O IoT  veio com a revolução da Indústria 4.0.


Dados em Insights

Os dados coletados e as tendências históricas podem ser usados para prever resultados futuros. Exemplo, os dados coletados pela IoT podem nos dar informações de garantia para prever incidentes de manutenção, fazendo com que tenhamos um atendimento mais proativo da equipe de manutenção.


Aumentar a Segurança

O monitoramento da infraestrutura digital e física pode otimizar a performance, melhorar a eficiência e reduzir os riscos de segurança.


Maior eficiência

Com o uso dos dispositivos de IoT para automatizar e otimizar processos, as empresas podem melhorar a eficiência e a produtividade. Podemos ver também o uso do IoT para a promoção da sustentabilidade dentro dos negócios.


Redução de custos

Com a redução de processos manuais e a automatização das tarefas, a IoT pode ajudar as empresas a reduzir custos e melhorar a lucratividade.


Onde posso usar IoT?


Apresentamos aqui algumas soluções que podemos utilizar a Internet das Coisas dentro dos negócios, segue uma lista abaixo de aplicações:


  • Monitoramento de Nível de Reservatório & Poço artesiano

  • Iluminação Inteligente

  • Monitoramento de Geradores

  • Monitoramento de temperatura e umidade

  • Medição de Energia

  • Monitoramento de Pressão em Sistemas Hidráulicos e caldeiras.

  • Monitoramento de Sistemas de Refrigeração

  • Monitoramento de Nível de CO2

  • Medição de Consumo de água

  • Monitoramento de Clima

  • Monitoramento de Solo


Entre outras soluções que podemos criar com o uso de equipamentos IoT. O que precisamos ter em mente é:


Qual é a minha dor e como o IoT pode me ajudar?



 

Utilize a Internet das Coisas para ter um gerenciamento inteligente do seu negócio se você tem interesse acesse o link abaixo que irei te ajudar a buscar a solução ideal de IoT para o seu negócio.






Comments


bottom of page