top of page

Revolucionando a Eficiência Empresarial: Estratégias de IoT e Telemetria na Automação Industrial

A automação industrial se tornou uma parte vital nas operações, impulsionando a eficiência, a produtividade e a competitividade. Vamos  explorar como as estratégias de Internet das Coisas (IoT) e telemetria estão revolucionando a automação industrial. Desde a otimização de processos até a manutenção preditiva, examinaremos diferentes produtos e serviços disponíveis, oferecendo insights valiosos para empresas que buscam aprimorar suas operações.


Com a chegada da Indústria 4.0, novas tecnologias chegaram para auxiliar a gestão da fábrica, de maneira remota e integrada. E aqui entra uma aliada muito importante, a telemetria.


Telemetria, do grego, quer dizer “medir de forma remota”. Ou seja, é a medição de dados de ativos, ambientes, máquinas ou equipamentos. As informações coletadas são transmitidas para uma central de monitoramento que ficará a cargo de analisá-las. Com a evolução da tecnologia, hoje os dados coletados são enviados para um sistema em nuvem onde podemos tratar em dashboards para uma apresentação em tempo real, e podemos utilizar para tomar decisões na operação dos equipamentos, ou seja, implantar uma automação.


Telemetria na Automação Industrial, para que serve?

Dentro da indústria a telemetria tem ajudado no acompanhamento de diversos processos e tem ajudado no monitoramento remoto de equipamentos que antes era preciso ter uma pessoa presencial para acompanhar.


A Telemetria tem ajudado a rastrear diversos processos, como o nível de armazenamento em um tanque de água, o consumo de energia de um determinado setor ou até mesmo na pressão da água que precisa ter em um determinado processo da indústria. Estes são alguns exemplos que podemos encontrar.


A telemetria pode monitorar a integridade dos equipamentos, prevenindo possíveis problemas e assim garantindo que operem em condições seguras e eficientes.


Benefícios da Telemetria

Temos vários benefícios da telemetria na indústria, mas se destacam:


  • Otimização de processos e equipamentos

  • Prevenção de problemas nos equipamentos

  • Redução de custos

  • Redução da necessidade de manutenção

  • Segurança e prevenção de acidentes

  • Melhoria na tomada de decisões


Imagina você estar monitorando um grande gerador e poder ter todas as informações de nível do tanque de combustível, aquecimento do motor, velocidade do motor, temperatura da água, nível do óleo, tensão da fase, entre outras informações. Desta forma podemos prever um reabastecimento, uma troca do óleo e até mesmo saber quando o equipamento está aquecendo fora do normal e já atuar em uma manutenção preventiva.


Vamos buscar mais alguns benefícios e detalhar.


Monitoramento em Tempo Real

A telemetria industrial permite o acompanhamento instantâneo de variáveis consideradas críticas e que precisam de um monitoramento mais assíduo, como as variáveis de temperatura e pressão, exemplo que acabamos de dar do gerador.


Um outro exemplo, um motor é responsável por bombear água para um determinado processo produtivo da indústria e que o reservatório fica distante da área de produção. Após um fluxo contínuo e ininterrupto de produção, o equipamento começa a apresentar falhas, bombeando mais água do que o esperado.


Esse comportamento não é percebido até que a água comece a acumular na área de produção ou algum incidente aconteça. Através da telemetria podemos monitorar toda a pressão da água do início até o final do seu trajeto, garantindo que se tiver algum problema o equipamento seja desligado automaticamente. Desta evitamos danos e prejuízos.


painel de telemetria informando a pressão da água

Manutenção preditiva

Através da telemetria é possível prever falhas e antecipar as necessidades de reparos, o que também fundamenta as decisões tomadas, desta vez, em relação à manutenção dos ativos.


Como faz o rastreamento em tempo real, durante o tempo em que a máquina está em uso, a telemetria facilita a identificação de condições adversas do equipamento antes que elas se intensifiquem. Desta forma, é possível aplicar a manutenção preditiva, pausando a máquina apenas durante o tempo necessário para os ajustes.


A manutenção preditiva é muito mais vantajosa economicamente do que a manutenção corretiva, que exige do gestor uma ação urgente para adquirir peças e realizar consertos rapidamente, antes que a máquina fique totalmente inativa, prejudicando a produção e a lucratividade.


Otimização de recursos

As despesas relacionadas ao uso de recursos são um grande desafio para a indústria e tendem a crescer de forma proporcional com o aumento da produção.


Com um sistema de telemetria é possível mensurar de forma rápida o consumo em setores e equipamentos diferentes, além de identificar desperdícios. A partir dessas informações, a empresa consegue criar e aplicar estratégias com foco no uso eficiente e sustentável de energia, água e outros recursos.


A redução de custos também é observada na gestão eficiente dos ativos. Com a manutenção preventiva ou preditiva, as máquinas têm a sua vida útil prolongada e os custos com reparos e troca de peças diminuem.


Como implementar a telemetria na indústria?

O processo de implantação tem que seguir um planejamento organizado, personalizado e principalmente dotado de conhecimento técnico para evitar escolhas que não vão trazer retorno. Segue duas dicas básicas


Sensores e Dispositivos

A escolha dos sensores e dispositivos IoT são essenciais para o sucesso deste projeto. Eles devem estar de acordo com as necessidades específicas para a indústria. Existem equipamento que já possuem certificação e dependendo do tipo pode ter a necessidade de uma calibragem.


Equipamento de baixa qualidade ou sem as características necessárias terão sua eficácia reduzida. Outro ponto é buscar equipamento que já possuam a tecnologia 5G embarcada, pois não teremos a necessidade de cabeamento de dados, apenas um ponto elétrico.


Sistema

Procure uma solução que consiga te entregar os dados coletados e devidamente estruturados em um sistema, apresentando relatórios e dashboards em tempo real. Geralmente estes são 100% customizáveis, de acordo com a necessidade do cliente. Importante também ficar atento para que o sistema lhe forneça uma API aberta, caso haja a necessidade de uma integração com outros sistemas da indústria.


A implementação da telemetria não é fácil e por isso é necessária uma consultoria especializada e que possa lhe entregar uma solução completa. A consultoria também pode lhe ajudar a olhar para outras necessidades que podem ser monitoradas com o uso de dispositivos de IoT.


E como você pode imaginar, não é só na indústria que podemos aplicar o uso da telemetria, são diversos seguimentos que podem se beneficiar com a telemetria implantada. Eu posso te ajudar com mais informações e soluções adequadas ao seu negócio, saiba mais clicando no botão aqui embaixo.



Comments


bottom of page