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Retail Media - Oportunidade de Atrair novas Receitas no Varejo

Foto do escritor: Alexandre GuimarãesAlexandre Guimarães

Atualizado: 5 de fev. de 2024

O Retail Media, amplamente discutido com o crescimento do comércio eletrônico, agora se destaca nas lojas físicas. Na NRF 2024, foi considerado a 'Era do Ouro' abrindo os olhos do varejista para uma grande oportunidade de atrair novas receitas para o seu negócio. Porém, o que é o Retail Media ?


Retail Media é uma estratégia de publicidade que permite às marcas colocarem anúncios dentro de espaços de empresas varejistas, físicas ou online. Nos últimos anos o Retail Media tem sido considerado uma revolução nas estratégias de marketing das empresas, ou se preferir, nas estratégias publicitárias no varejo.


Atualmente, experienciamos mídias digitais dentro das lojas físicas, integrando o Marketing Digital ao ambiente físico. Isso vem criando uma nova forma de atrair novas receitas com o Retail Media para o Varejo. Me lembro em 2019 de montar um projeto deste já patrocinado pela indústria para colocar dentro de 10 lojas, transformando um espaço tradicional em oportunidades de propaganda digital. Pensa comigo: Hoje dentro de uma loja física o time de Trade Marketing trabalha para vender junto a indústria espaços como Pontas de Gôndolas e Vitrines....geralmente adesivadas durante um período. Isto lhe trás uma receita mensal através de bonificações de produtos ou até mesmo valores monetários. A partir do momento em que colocamos um painel digital nestes lugares, nós vamos vender "comerciais" para a indústria. Assim, o varejo físico se torna a nova TV, oferecendo espaços publicitários digitais valiosos. Estamos gerando novas oportunidades de publicidade em loja.



Mulher em frente a painéis digitais com diversas propagandas de bebidas


Existe uma grande oportunidade de novas Receitas se o varejista souber utilizar bem os seus espaços, segundo estimativas, o mercado passou de US$ 18 bilhões em 2022, para US$ 30 bilhões em 2023. De acordo com uma pesquisa feita pela Boston Consulting Group (BCG) e pelo Google, o retail media está remodelando o varejo e deve gerar um lucro de, aproximadamente, US$ 75 bilhões até 2026. O mesmo estudo também aponta que os gastos dos anunciantes em plataformas de organizações varejistas devem apresentar um crescimento de 22% ao ano.


Estamos vendo novas empresas e soluções sendo criadas todo o dia e temos casos de empresas investindo pesado, é o caso da Raia Drogasil que recentemente comprou a Startup Eloopz, reforçando o seu compromisso com o Retail Media.


Outro ponto interessante que o Retail Media traz, é a Personalização da Experiência do cliente no Varejo Físico. Imagina o seu cliente entrar ou passar na sua loja e através de câmeras com inteligência artificial podemos identificar e enviar para o sistema de mídia propagandas que fazem sentido para este cliente. É a mesma coisa que fazemos dentro do digital atualmente, porém agora dentro das lojas físicas. Exemplo da foto abaixo, um rapaz vestido socialmente ao passar é impactado por uma propaganda de um terno que está com desconto. Aqui não é só personalizar a experiência do cliente, mas também a personalização do marketing no varejo.


Homem em frente da vitrine de digital de uma loja vendo a propaganda de uma terno

Vamos ver alguns exemplos do Retail Media:


Importante colocar que o Retail Media não se refere aos formatos tradicionais de mídia off na loja. Estamos falando de gestão de mídia em ambientes de varejos digitalizados.


  • Anúncios de Plataformas de E-commerce: Varejistas podem vender espaços publicitários em suas plataformas online para marcas, exibindo anúncios diretamente nas páginas de produtos, carrinhos de compras, na Home ou em outros locais estratégicos.

  • Telas Digitais em Lojas Físicas: O varejo físico sendo a nova TV. Exibir anúncios, promoções e informações relevantes aos consumidores enquanto fazem compras.

  • E-mails de Confirmação de Compra: Inclusão de anúncios ou ofertas de parceiros nos e-mails de confirmação de compra, aproveitando o momento em que os consumidores estão altamente envolvidos.

  • Publicidade em Aplicativos de Compra: Desenvolvimento de parcerias para exibir anúncios em aplicativos de compras, aproveitando o público que utiliza essas plataformas para fazer suas compras.

  • Marketplaces: Atualmente todas as plataformas de marketplaces possuem uma área de ADS para que você possa criar anúncios pagos para divulgar o seu produto.


Podemos ver diversos cases principalmente nos EUA, porém, já podemos ver empresas especializadas no Brasil pronta para ajudar o varejista nesta nova era. Seus espaços valem dinheiro, precisamos saber como monetizá-los da melhor forma. E claro, me coloco a disposição aqui para ajudar a sua empresa em projetos de Retail Media, é só me chamar no botão abaixo !!! 😉



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