O Retail Media, amplamente discutido com o crescimento do comércio eletrônico, agora se destaca nas lojas físicas. Na NRF 2024, foi considerado a 'Era do Ouro' abrindo os olhos do varejista para uma grande oportunidade de atrair novas receitas para o seu negócio. Porém, o que é o Retail Media ?
Retail Media é uma estratégia de publicidade que permite às marcas colocarem anúncios dentro de espaços de empresas varejistas, físicas ou online. Nos últimos anos o Retail Media tem sido considerado uma revolução nas estratégias de marketing das empresas, ou se preferir, nas estratégias publicitárias no varejo.
Atualmente, experienciamos mídias digitais dentro das lojas físicas, integrando o Marketing Digital ao ambiente físico. Isso vem criando uma nova forma de atrair novas receitas com o Retail Media para o Varejo. Me lembro em 2019 de montar um projeto deste já patrocinado pela indústria para colocar dentro de 10 lojas, transformando um espaço tradicional em oportunidades de propaganda digital. Pensa comigo: Hoje dentro de uma loja física o time de Trade Marketing trabalha para vender junto a indústria espaços como Pontas de Gôndolas e Vitrines....geralmente adesivadas durante um período. Isto lhe trás uma receita mensal através de bonificações de produtos ou até mesmo valores monetários. A partir do momento em que colocamos um painel digital nestes lugares, nós vamos vender "comerciais" para a indústria. Assim, o varejo físico se torna a nova TV, oferecendo espaços publicitários digitais valiosos. Estamos gerando novas oportunidades de publicidade em loja.

Existe uma grande oportunidade de novas Receitas se o varejista souber utilizar bem os seus espaços, segundo estimativas, o mercado passou de US$ 18 bilhões em 2022, para US$ 30 bilhões em 2023. De acordo com uma pesquisa feita pela Boston Consulting Group (BCG) e pelo Google, o retail media está remodelando o varejo e deve gerar um lucro de, aproximadamente, US$ 75 bilhões até 2026. O mesmo estudo também aponta que os gastos dos anunciantes em plataformas de organizações varejistas devem apresentar um crescimento de 22% ao ano.
Estamos vendo novas empresas e soluções sendo criadas todo o dia e temos casos de empresas investindo pesado, é o caso da Raia Drogasil que recentemente comprou a Startup Eloopz, reforçando o seu compromisso com o Retail Media.
Outro ponto interessante que o Retail Media traz, é a Personalização da Experiência do cliente no Varejo Físico. Imagina o seu cliente entrar ou passar na sua loja e através de câmeras com inteligência artificial podemos identificar e enviar para o sistema de mídia propagandas que fazem sentido para este cliente. É a mesma coisa que fazemos dentro do digital atualmente, porém agora dentro das lojas físicas. Exemplo da foto abaixo, um rapaz vestido socialmente ao passar é impactado por uma propaganda de um terno que está com desconto. Aqui não é só personalizar a experiência do cliente, mas também a personalização do marketing no varejo.

Vamos ver alguns exemplos do Retail Media:
Importante colocar que o Retail Media não se refere aos formatos tradicionais de mídia off na loja. Estamos falando de gestão de mídia em ambientes de varejos digitalizados.
Anúncios de Plataformas de E-commerce: Varejistas podem vender espaços publicitários em suas plataformas online para marcas, exibindo anúncios diretamente nas páginas de produtos, carrinhos de compras, na Home ou em outros locais estratégicos.
Telas Digitais em Lojas Físicas: O varejo físico sendo a nova TV. Exibir anúncios, promoções e informações relevantes aos consumidores enquanto fazem compras.
E-mails de Confirmação de Compra: Inclusão de anúncios ou ofertas de parceiros nos e-mails de confirmação de compra, aproveitando o momento em que os consumidores estão altamente envolvidos.
Publicidade em Aplicativos de Compra: Desenvolvimento de parcerias para exibir anúncios em aplicativos de compras, aproveitando o público que utiliza essas plataformas para fazer suas compras.
Marketplaces: Atualmente todas as plataformas de marketplaces possuem uma área de ADS para que você possa criar anúncios pagos para divulgar o seu produto.
Podemos ver diversos cases principalmente nos EUA, porém, já podemos ver empresas especializadas no Brasil pronta para ajudar o varejista nesta nova era. Seus espaços valem dinheiro, precisamos saber como monetizá-los da melhor forma. E claro, me coloco a disposição aqui para ajudar a sua empresa em projetos de Retail Media, é só me chamar no botão abaixo !!! 😉
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