top of page

Insights do Web Summit Rio 2024

Foto do escritor: Alexandre GuimarãesAlexandre Guimarães

Nos dias 15 a 18 de Abril aconteceu o Web Summit Rio 2024. Em sua segunda edição na cidade do Rio de Janeiro o evento reuniu mais de 34 mil pessoas de 102 países, isto significa 61% maior do que a primeira edição em 2023. Foram mais de 600 palestrantes onde entregaram mais de 100 horas de conteúdo. Também tivermos mais de 1000 startups apresentando suas soluções nos estandes e apresentando seus pitches nos palcos. Olhando os números o Web Summit Rio 2024 foi um evento gigante, maior inclusive do que a própria NRF 2024.


O Web Summit Rio 2024 foi dividido em 18 trilhas ou como chamam no evento as tracks. Segue o que tivemos no evento:


  • AI Academy

  • Content Makers

  • Corporate Innovation Summit

  • Creatiff

  • Energy

  • Fourth State

  • FullSTK

  • Growth Summit

  • Machine

  • MoneyConf

  • PandaConf

  • planet:tech

  • SaaS Monster

  • Sportstrade

  • Startup University

  • Venture

  • Web3

  • Q&A


Um ponto bacana é que cada trilha entregou conteúdo exclusivo durante todos os dias, sem parar, no seu palco exclusivo. E pegando uma fala dos amigos Caio Camargo e Fred Alecrim do Podcast VarejoCast, este foi o bacana do evento onde você podia passar o dia todo na sua trilha só adquirindo conteúdo e se atualizando ali.


E falando de quem passou pelos palcos tivemos o retorno de Meredith Whittaker (Signal), Brittany Kaiser (Own Your Data), Brian Collins (COLLINS), Luiza Trajano (Magazine Luiza) e Konrad Dantas (Kondzilla).


Falando sobre sustentabilidade ganhando cada vez mais espaço tivemos a ativista Txai Suruí (Kandindé), a modelo Zaya Guarani e Helena Gualinga (Indigenous Youth Collective of Amazon Defenders). Nesta edição com a pauta indígena.


Falando de digital passaram influenciadores como Bianca Andrade (Boca Rosa Company) e Camila Coutinho (GE e GE Beauty)


No site do Web Summit Rio 2024 você pode ver a lista completa dos speakers que passaram pelo evento.

 

Vamos então aos Insights do Web Summit Rio 2024.

 

MULHERES NO PROTAGONISMO DO WEB SUMMIT RIO 2024


Um marco muito bacana na edição do Web Summit Rio 2024 foi a participação das mulheres, segundo dados da organização 40% dos participantes do evento foram mulheres. Mas o mais legal é o Recorde de startups fundadas por mulheres no evento, 45% das startups participantes.



Paddy Cosgrave no palco do Web Summit 2024

“O fato de termos o maior encontro de startups fundadas por mulheres na América do Sul é um testemunho da diversidade na região, e espero que ao longo do evento elas possam se encontrar com os investidores e parceiros necessários para fazer crescer esses negócios” Paddy Cosgrave - CEO do Web Summit

PALESTRA DA NVIDIA


Uma das palestras que pude ver diversas pessoas comentando durante estes dias e dentro dela foi colocado que o Brasil pode se tornar um dos líderes mundiais em Inteligência Artificial se mudar a sua mentalidade, abraçar a inovação e desenvolver seus talentos e infraestrutura. Segundo Márcio Aguiar, diretor da Nvidia na América Latina, o Brasil tem um grande potencial.


Apesar dos desafios, as oportunidades de crescimento na IA superam os riscos se os países estiverem dispostos a abraçar a mudança e as novas tecnologias. O foco em oportunidades em vez de limitações.


INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM PAUTA


Na primeira edição a IA estava em pauta em todos os lugares e títulos de praticamente todos os painéis, me lembro inclusive de postar uma foto de que o principal portão de entrada do evento era o Portão IA. Nesta edição vimos que uma trilha foi exclusiva para o tema da IA, mas não tivemos tanto destaque quanto a edição de 2023.


Foi destaque nesta edição a questão de usabilidade da Inteligência Artificial no dia a dia e a preocupação com a segurança, a respeito da utilização e armazenamento de dados. Na trilha da IA algumas empresas como a Claro e a Loft, apresentaram seus cases de como a IA estar sendo utilizada no negócio.


Durante o evento a palestra do Mario Sergio Cortella, filósofo e escritor, chamou a atenção. Filosofia e IA dentro do debate junto com Pedro Cortella e Flávia Ribeiro. Segue uma fala de Cortella que resume tudo:



cortella no palco do web summit rio 2024

“A IA é um recurso poderoso, mas não podemos confundir automatização, que oferece tempo para mim, com autonomia. Quero que elevador seja automático, aperto um botão e ele vai para onde eu quero. Mas não quero que seja autônomo, porque daí ele vai me levar para onde ele quiser”




Algumas reflexões sobre Inteligência Artificial que passaram no Web Summit Rio 2024.


“Eu não acho que devemos ter medo da IA porque nosso papel é ser criativos. Então, acredito que, para nós, nossos trabalhos serão mais fáceis, mais eficientes e menos tediosos, porque o que for repetitivo pode ser feito por uma máquina.”

Renata Bokel – CEO WMcCann


“A IA deve ser desenvolvida para refletir e fortalecer adequadamente a cultura e os valores de uma organização, pois os clientes vão vivenciá-los por meio de suas interações com sistemas e produtos de IA.”

Vitor Oliver – CTO Nubank


“A Inteligência Artificial está só começando e veio pra ficar. Mantenha-se sempre atualizado e curioso. Há oportunidades gigantes para todos aqueles que estiverem dispostos a sair dos padrões e abraçar a nova tecnologia.”

Marcio Aguiar – Diretor Executivo de Vendas Corporativos Nvidia


“Todos deveriam encarar a IA e as transformações que vêm a seguir com uma visão de aprimorar suas próprias habilidades.”

Justina Nixon-Saintil – VP & CIO IBM


“A IA desempenha um papel primordial na transformação digital. Mas não é um produto que você entra no supermercado e compra. Esse processo começa com um entendimento profundo de toda a cadeia do próprio negócio e, principalmente, o cuidado com as pessoas, que são a parte essencial dessa transformação."

Sebastian Miserendino – CIO Globant


SUSTENTABILIDADE



painel sobre sustentabilidade no web summit rio 2024

O tema veio ao Web Summit Rio 2024  e aqui fica o destaque para o Fred Alecrim que trouxe um painel voltado para design circular e mostrando negócios que geram reais impactos positivos. O painel contou com a participação Saville Alves da Solos e a Ariane Santos da Badu Design, que são pessoas que com suas empresas vem realmente impactando a vida de muita gente, um trabalho espetacular.


Durante a conversa elas colocaram que não existe lixo, existe oportunidade e tudo que vem dos resíduos vem se transformando em produtos com design e que realmente sejam bons, não apenas a questão da sustentabilidade. E aí elas vem treinando as pessoas dentro da periferia para que possam criar estes produtos e ter inclusive um maior valor agregado.



“Não é comprar só para ajudar, mas comprar porque o produto é bom pra caramba” Ariane Santos

Já em outra pegada o painel o “Lessons learned from scaling a unicorn” trouxe alguns insights sobre o desafio de expandir empresas destacando principalmente a importância de um crescimento sustentável e consciente. Tiago Dalvi, da Olist, e João Barbosa, da Gympass, falaram das suas experiências e estratégias que tomaram para enfrentar o desafio do crescimento rápido.


Ambos ressaltaram a necessidade de adaptação constante, conexão profunda com as necessidades do consumidor e transparência ao lidar com mudanças que são necessárias. A mudança no paradigma das empresas sobre o crescimento sustentável é inevitável e muitas vezes desafiadora, mas essencial para a evolução e sucesso duradouro.


NEGÓCIOS COM PROPÓSITO


Um tema que saiu meio que do “foco” do Web Summit Rio 2024, mas que foi bacana ver um painel dedicado a isso mostrando inclusive a diversidade de temas dentro do evento. E durante o painel foi coloca a questão das empresas que entraram na moda do propósito só para realmente ter e a verdade não é isso. O Propósito ele tem que realmente ser real dentro das empresas, tem que ser verdadeiro, genuíno e que gera transformações. Precisa ser natural.


Escutando o VarejoCast o Fred deixou uma frase que resume o que realmente é o propósito.


“O Propósito é a intenção e a intenção com a ação gera o legado que é o que realmente fica. O propósito sem ação é apenas uma intenção” Fred Alecrim

 

STARTUPS


O que eu achei o mais bacana da primeira edição em 2023 no Rio foi o apoio e foco do evento junto as startups, e posso dizer que este vem sendo o evento mais significativo para as startups. Foram mais 1.000 durante todo o evento.


O Web Summit Rio 2024 trouxe um painel com os especialistas em pitch Rodrigo Tognini, CEO da Conta Simples, e Claire Diaz-Ortiz, investidora e escritora, onde discutiram diferentes foram de um pitch perfeito.


Aqui senti falta do amigo Edson Mackeenzy, o cara que escreveu o livro O Pitch Perfeito e que faço questão de deixar a indicação aqui para leitura.


Voltando ao painel, foi enfatizado a importância da adaptação da abordagem de acordo com o público e o momento da interação, além da transparência e autenticidade na comunicação com os investidores. Também não pode esquecer da construção de um relacionamento sólido e a busca por feedback são pontos fundamentais para o sucesso no processo de pitch.


A lição deixada foi que ser transparente durante a sua mensagem é importante, também que o design do pitch deck desempenha um papel atrativo na apresentação de um panorama claro e envolvente para potenciais investidores.


 FUTURO DO DINHEIRO


Assunto muito em evidência trazendo temas como criptomoedas e a sua regulamentação, mas durante o evento entrou em pauta o Drex, projeto de moeda digital do Banco Central do Brasil. Resumindo: O Drex é a versão digital do Real.


Fábio Araújo, coordenador do projeto do Real Digital no Banco Central, esteve no palco do Web Summit Rio 2024 e recebeu grande destaque. Fábio colocou a oportunidade do desenvolvimento de novos produtos financeiros com a chegada do Drex e refletiu sobre a necessidade de conexão para identificar potenciais implementações em outros mercados. Ele destacou a blockchain como uma infraestrutura chave.


O Drex pode representar um avanço significativo para o mercado financeiro brasileiro, trazendo inovação e eficiência. Fica aqui um conselho para acompanharmos este projeto e o que pode vir por aí. Podemos ter novas profissões no mercado surgindo.



 

 

Se você quer ter mais insights do Web Summit Rio 2024 eu recomendo assistir aos 04 episódios do Podcast VarejoCast, Fred e Caio tem dado um show de cobertura durante os eventos com uma visão muito legal. Além disso no último episódio desta série eles trazem diversas pessoas que contribuíram com seus insights do evento. #ficadica


A próxima edição do Web Summit será em Portugal, na cidade de Lisboa nos dias 11 a 14 de novembro. No Brasil só em 2025 e você já pode se programar para os dias 27 a 30 de abril e você inclusive já pode garantir seu ingresso para o Web Summit Rio 2025

Comments


bottom of page